sexta-feira, 21 de maio de 2010

Errar é humano. Culpar os outros é mais humano ainda.


Sim, fui eu. A culpa é minha. Raríssimas vezes temos oportunidade de ouvir algo assim. Ver alguém estufar o peito, erguer o queixo e assumir a culpa por um erro é como encontrar um trevo de quatro folhas. Quando a situação é boa, temos mais facilidade em assumir a responsabilidade embora nem sempre isso aconteça, mas quando a situação está ruim é muito comum culparmos alguém ou alguma coisa.

Meu chefe não me deu oportunidades, meu namorado não me ouve, meus pais não me dão folga, meu cachorro baba demais. É sempre assim. Estamos sempre arranjando alguém a quem culpar por nossos problemas e acabamos caindo em um redemoinho que nos levará cada vez mais para baixo. A pouco tempo atrás, a garota que eu mais amava na vida resolveu encerrar nossa relação. Isso aconteceu em uma sexta-feira. Sábado, domingo, segunda e terça foram os dias mais lamentáveis da minha existência. Uma tristeza lancinante me corroia. Não sentia fome ou vontade de fazer coisa alguma. Até que na terça, uma amiga ofereceu seu ombro para as minhas lágrimas. Algumas horas de conversa renderam fantásticas conclusões. Uma delas foi exatamente a de assumir a responsabilidade pela minha situação e parar de culpar a ex.

Até aquele momento, eu me perguntava "mas porque ela não gosta mais de mim?". E por não achar nenhuma resposta plausível, aquilo me dilacerava a cada minuto. Então, de repente, a pergunta mudou. Passou a ser: "mas porque EU ainda gosto dela?". Foi mágico. No dia seguinte eu estava bem. Não sofria mais e a cada semana que passava, eu percebia mais e mais coisas que só me ajudavam a sair daquele estado deplorável em que eu me encontrava. E tudo isso porque eu consegui parar de culpa-la por eu estar triste. Assim que passei a ser responsável pela minha situação, eu melhorei. Culpar os outros é muito mais fácil, mas suga as nossas energias sem notarmos. Quando vemos, estamos no limite da bateria sem grandes chances de recuperação.

Sempre que a coisa não estiver boa, pare, pense e analise o que VOCÊ fez que lhe colocou na situação em que você se encontra. O seu chefe não lhe dava oportunidades mas foi você quem pediu para sair e hoje está desempregado. O seu namorado te largou, mas foi você quem foi insuportavelmente ciumenta. Quando encontramos o problema, fica fácil procurar uma solução. Se focarmos no problema errado, encontraremos a solução errada e as coisas serão como sempre foram.


3 comentários:

  1. Gostei do texto apesar de concordar apenas em parte...
    abraço

    ResponderExcluir
  2. O texto me comoveu, mas essas reflexões e conclusões não foram convertidas em ações reais, né? Vc é uma pessoas maravilhosa e é muito ruim não te ter ao meu lado como amigo.

    ResponderExcluir