domingo, 30 de maio de 2010

As facas e os queijos na nossa vida


No filme À procura da felicidade, o filho do personagem principal uma hora conta uma piada que é mais ou menos assim: a cidade estava alagada. Um homem de muita fé estava tranqüilo pois tinha certeza que Deus o salvaria. E veio um barco e lhe ofereceu ajuda. O homem muito confiante disse que não precisava pois Deus não o abandonaria. Logo depois, um helicóptero do corpo de bombeiros passou ali e ofereceu ajuda ao homem que deu a mesma resposta muito certo de sua fé. Por fim, a água atingiu o homem que morreu afogado. Chegando ao céu, ele foi reclamar com Deus: poxa, sempre tive tanta fé. Porque não me salvou. E Deus respondeu: eu lhe enviei barcos, helicópteros e você recusou toda a ajuda que lhe mandei.

Como eu disse no meu post anterior, é comum reclamarmos quando as coisas estão ruins sem notar que temos tudo à mão para tornarmos a situação favorável. Se dermos farinha, leite, ovos e fermento para algumas pessoas, haverá gente que fará uma deliciosa panqueca. Outros farão um bolo ou pão. E alguns vão reclamar que estão com fome e tudo o que tem é aquele monte de coisas inúteis. Não há ninguém no mundo que seja um amontoado somente de defeitos ou somente de qualidades. Todos possuímos ambos e sempre há algo em que somos bons. O que muda é quem tem atitude e quem não tem. Não adianta reclamar que as coisas não acontecem na nossa vida. Não basta ter lenha e fósforos. É preciso riscá-lo e acender a fogueira. Quantas vezes já não nos deparamos com situações simples como enviar um currículo, iniciar um curso, tentar algo novo, escrever um blog. Seja lá o que for, o mais importante de tudo é começar. Este blog nasceu assim. E tantas outras vezes em que pensei se enviava ou não enviava um currículo para determinada oportunidade de emprego. Esses dias mesmo eu enviei um currículo e a resposta foi que eu não tinha experiência na área. Ó meu deus. E agora? Agora nada. Agora as coisas vão simplesmente continuar como estavam. Mas o importante foi que eu tentei.

Qualquer jornada tenha ela dois quilômetros ou dois mil sempre se inicia com o primeiro passo. Se você andará um, cem ou mil quilômetros, você só saberá depois de andá-los. Se desistir antes de começar, a única certeza é de que você permanecerá exatamente no lugar onde está e não andará nada.

3 comentários:

  1. achei digno... apesar que eu reclamaria de fome com a farinha, leite e ovos =(! Mas se fosse um chocolate em pó, leite condensado e margarina eu faria um belo dum brigadeiro!! HAHAHA ^^!

    ResponderExcluir
  2. gostei do post primo! e do seu blog tb!
    beijos da recifense kato ;**

    ResponderExcluir