domingo, 15 de agosto de 2010

Sempre na hora que deve ser

Insistimos em querer as coisas que queremos na hora em que queremos. Ficar apegados aos resultados. Presos ao que supomos ser o melhor no momento. Queremos ter controle sobre nossa vida. Eu gosto muito de andar de moto e muitos para quem falei sobre isso responderam de imediato: "ai, eu morro de medo de moto". Claro que pelas estatísticas, sabemos que há um risco em andar de moto. Mas mesmo assim, não tenho medo porque a hora que for para ser, será de um jeito ou de outro. Para exemplificar meu ponto de vista, observem a foto a seguir:
Ok, parece um acidente de transito normal. O carro saiu da estrada onde vemos pessoas ao lado do guardrail. Ele deu "piruetas" e parou virado para o lado oposto ao qual vinha. O que podemos dizer é que o máximo que o motorista controlava era seu veículo. Mas porque ele foi se acidentar bem ali. Também não se sabe a razão de ele estar dirigindo à exata velocidade que permitiu ele parar do jeito que parou. Ele podia ser imprudente e estar muito rápido ou estar devagar e distraido. Detalhes que fogem à nossa compreensão. Para ficar mais claro o que aconteceu, vejam a próxima imagem. 
É um esquema grotesco, mas imagino que o carro desceu o barranquinho, bateu a frente no concreto, a traseira foi lançada para cima, dando uma volta no ar e finalmente parou naquele espaço minúsculo onde o vemos. 
Novamente, ele podia controlar a velocidade do carro, mas não as conseqüências do que viria a seguir. Se ele estivesse a uma velocidade diferente, poderia ter acertado de frente com o muro do esgoto que vemos e ter moído a cara na parede. Não, ele estava na exata velocidade que deveria estar para que a física colocasse o carro onde colocou. 

Eu disse tudo isso até agora para finalmente concluir que por mais que tentemos, não podemos controlar quase nada que nos acontece. Temos controle sobre pequenas coisas como a hora de comer e até observar se o prazo de validade do alimento está em dia, mas a maionese que parecia em perfeitas condições acabou dando uma intoxicação. Como saber? Acho que a última imagem diz tudo que eu queria transmitir.
Damos muitos nomes para o que aconteceu. Deus, Alá, milagre, destino, acaso, sorte, Universo, força maior. Não sabemos exatamente o que é, mas uma certeza podemos ter: não foi HUMANO.

Um comentário:

  1. Caraca magrinho,
    Concordo com vc, acho q na vida, tudo tem seu momento.
    Se for para ser, será. nada é por acaso.
    Muito bom o post, bacana as fotos.

    Abraço!

    ResponderExcluir